InovContacto

Condições gerais de acesso ao programa

Qualquer candidatura que apresente informação não correspondente aos documentos de suporte implica o cancelamento automático da mesma.

Este é o primeiro passo para aceder ao processo de recrutamento e seleção, constituído pelas seguintes etapas:

Etapa 1 – Pré-Seleção das candidaturas

Ponderação de requisitos determinados previamente e numa dupla perspetiva:

  • Do candidato – tipologia da licenciatura, média final do curso, domínio de idiomas e formação avançada;
  • Das entidades de acolhimento – perfis previamente identificados e pedidos das entidades inscritas no programa.

Etapa 2 – Seleção e Recrutamento

  • Avaliação da motivação, capacidades técnicas e de personalidade. O recrutamento e seleção dos candidatos ao estágio são efetuados pela AICEP, em conjunto com uma entidade externa, previamente selecionada para o efeito. Consiste na realização duma série de testes e entrevistas de aferição do perfil adequado que serão realizados obrigatoriamente, em local e data a indicar pela AICEP ou pela entidade externa em cada edição.

Etapa 3 – Matching

Finalizado o processo de recrutamento e seleção, inicia-se o matching.

Esta fase, da responsabilidade da AICEP, consiste no cruzamento dos perfis dos candidatos APTOS com os planos de estágio apresentados pelas entidades inscritas no INOV Contacto.

Os candidatos APTOS só integram definitivamente o INOV Contacto se existir adequação do seu perfil às necessidades identificadas.

Todas as etapas acima mencionadas são eliminatórias.

A conclusão com sucesso de todas as fases de recrutamento e seleção não significa entrada automática no programa de estágios.

A efetiva admissão ao programa terá por base os pedidos de formação solicitados à AICEP, o que significa que os candidatos selecionados só integram definitivamente o INOV Contacto se existir adequação do seu perfil às necessidades identificadas pelas entidades.

Em nenhuma fase do processo de recrutamento e seleção o estagiário poderá escolher a entidade, país ou funções no âmbito do estágio. Esta responsabilidade é exclusiva da AICEP e so será comunicada no final do Campus INOV Contacto, após a assinatura do Acordo e Regulamento de Estágio do programa.

Todos os inscritos receberão resposta, via e-mail, sobre o resultado da sua candidatura.

Só é possível participar/integrar no Programa INOV Contacto uma única vez.

Para ter acesso ao formulário de inscrição deverá ainda, ler e aceitar os requisitos obrigatórios constantes no presente site www.inovcontacto.pt, nomeadamente:

  • Tenham perfil NEET (NEET - jovem que não está nem a trabalhar nem a estudar ou a frequentar qualquer formação – alínea r) do artigo 2º da Portaria 97 A/2015 de 30 de Março;
  • Permaneçam legalmente no território de Portugal continental;
  • Tenham até 29 anos de idade à data de início de estágio;
  • Possuam qualificação superior concluída (ISCED 5), à data de candidatura ao programa. Licenciatura (180 a 240 ECTS), ou Mestrado Integrado (180 a 360 ECTS), comprovada pelo certificado de habilitações ou equivalente, onde seja possível aferir data de conclusão e a média final obtida. No caso do grau académico ter sido obtido no estrangeiro, deverá ser apresentado o certificado de equivalências/reconhecimento académico, emitido por entidade nacional competente;
  • Sejam fluentes em português e inglês e preferencialmente noutro idioma, como Alemão, Francês, Espanhol ou Mandarim;
  • Tenham domínio de Informática na ótica do utilizador;
  • Tenham disponibilidade para viver no estrangeiro e capacidade para, com total autonomia, garantir o normal cumprimento das obrigações decorrentes do regulamento Interno.

Após submissão de candidatura deverá verificar se esta foi processada. Para o efeito, irá receber um e-mail sobre como e quando deverá fazê-lo.  

A AICEP E.P.E. não se responsabiliza por candidaturas que não foram alvo de verificação pelos candidatos e que não detenham o respectivo comprovativo. A verificação deve ser realizada apenas uma única vez.

(*) Estes dados podem ser arquivados nas bases de dados da AICEP por tempo indeterminado, salvaguardando o direito de oposição do titular dos dados previsto no Artº12ºda Lei nº67/98, de 26 de Outubro. 

 

Todas as informações, declarações e documentos disponibilizados no decorrer do processo INOV Contacto, qualquer que seja a fase (ato de candidatura, seleção e recrutamento, entrevista e aceitação do convite para integrar o estágio), devem corresponder sempre à verdade, sob pena da candidatura ser considerada nula.
 

Li e aceito as condições acima descritas

INOV Contacto              Símbolo de conformidade nível AA das Directrizes de Acessibilidade Web [D]